quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ensinar a criança a dormir sozinha




Temos enfrentado difíceis momentos para deixar nossa filha dormir sozinha. 

Grande parte da “psicologia infantil”, patrocinada por realities shows, ensina que dormir sozinho é primordial para a boa educação e incentiva um método que pode ser considerado cruel por alguns: deixar chorar até cansar.

Confesso que sou um dos que considera o método cruel e insuportável. 

O difundido método consiste em deixar a criança no berço sem a presença dos pais por quanto tempo seja necessário para que adormeça, mesmo que demore horas. Também há outros métodos mais amenos, que indicam deixar a criança em “choro supervisionado”, ou seja, deixar chorar, mas, de tempos em tempos, contados no relógio, ir ver a criança. Os dois métodos “supostamente”, diminuirão o tempo de choro, dia a dia, até que já não haja mais dificuldades para que o bebê durma sozinho.

Numa rápida procura pela internet, é fácil encontrar histórias de sucesso e de insucesso relativas aos mesmos métodos.

O problema é que a psicologia dos realities trata como iguais seres diferentes. O ser humano é uma espécie diferente entre si, nenhum é igual ao outro. Por que o mesmo método serviria para todos e deveria ser ensinado como “solução universal”?

Não falo somente dos bebês. A história de que pai e mãe são todos iguais e só mudam o endereço, é umas das grandes mentiras contadas por aí. Os pais também são diferentes. Há os que podem aguentar ouvir o filho chorar por horas e os que não suportam o tamanho desta dor. Há os que acreditam na Supernanny e os que não. Há os que acham que choro não faz mal e os que temem traumas. Também há aqueles pais que necessitam do filho presente e são tão dependentes (ou carentes) quanto os bebês.

Minhas confissões passam por esta carência. Às vezes, quero passar muito mais tempo do que posso com minha filha. Já passo tanto tempo no trabalho, por que à noite tenho que deixá-la longe e chorando? Estando ali, podendo demonstrar que estarei ao seu lado sempre e que não precisa temer nada, por que tenho que deixá-la sentindo-se só e desprotegida?

Minha esposa e eu divergimos em relação á isso. Enquanto ela acha necessário, eu tenho minhas dúvidas.

É verdade que a nossa filha é bastante espaçosa, se mexe muito. É verdade que minha esposa fica muito cansada. Também é verdade que as minhas “meninas” disputam minha atenção e, claro, que o namoro do casal é importante, que aquele momento a sós é indispensável.

Em alguns momentos, eu só deixo que minha esposa conduza porque não é fácil divergir com ela. A Supernanny lá de casa sempre tem a razão.

Porém, não é nada fácil para mim. Não é nada fácil!

Estou de acordo com as rotinas, ter hora para tudo, inclusive para dormir. Mas, deixar chorar me parece cruel. Seja na hora de dormir ou, principalmente, de voltar a dormir depois de acordar durante a noite.

Várias podem ser a razões do sono leve ou da dificuldade de voltar a pegar no sono sozinho: desconfortos, dores, medos. Até os adultos tem essa dificuldade quando sentem medos ou angustias.

Já houveram outras tentativas. E deram certo. Mas, qualquer saidinha da rotina (uma doença, por exemplo) e o mesmo método precisa ser usado novamente. 

Posso estar errado (essa possibilidade é grande), no entanto, não confio na psicologia da “mesma solução para todos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário