sábado, 21 de maio de 2011

Estou Grávido!


Os sintomas da gravidez são amplamente conhecidos nas mulheres: enjoos, vômitos, azia, desejos. Porém, pouco se discute os sintomas que o homem pode sentir. Talvez porque eles sejam mais psicológicos do que reais, embora ninguém possa afirmar isso.

No entanto, preciso confessar que tive vários sintomas e me pareceram bem reais.

O primeiro grande sintoma foi uma terrível dor de dentes no primeiro mês da gravidez. Enquanto minha esposa enjoava com qualquer comida e até mesmo a água lhe causava vômitos, eu sofria com a dor de dentes. Me doía o bendito dente do juízo. Talvez porque fosse a hora de realmente criar algum juízo. Em alguns lugares, as pessoas dizem que a dor de dentes é comum nos maridos com esposas grávidas. Se é verdade ou coincidência, eu não sei, mas senti.

Depois vieram os enjoos. O leite me deixa enjoado até agora, já no final da gravidez. Não sei porque mas não estou suportando leite. Será um sintoma de pai grávido?

Outro sintoma que tenho é a azia. Quase todos os dias! Não sei se é resultado da minha alimentação ou se realmente é um sintoma do meu estado de gravidez.

Também engordei bastante. Tenho grande variação de apetite. Dias sem nenhuma fome e outros com bastante fome. Também me varia muito o sono. Dias de sono incontrolável e dias de insônia.

Como explicar tantos sintomas? Será verdade tudo que se fala sobre sintomas de gravidez nos homens? Ou será tudo apenas mito?

Em 1960, o psiquiatra inglês Trethowan identificou uma série de sintomas físicos nos companheiros de mulheres grávidas, que designou como Síndrome de Couvade, em referência a uma cerimônia de algumas sociedades primitivas, nas quais os homens simulavam as dores do parto, quando estava se aproximando o momento do nascimento.

Os pais que sentem Síndrome de Couvade podem apresentar vários sintomas, que são mais intensos no terceiro e quarto mês, e perto do final da gravidez: variações de apetite, engordar, enjoos, insônias, indigestão, diarreia e prisão de ventre, alterações de humor, dores de costas, desejos etc.

É provável que, por ser uma experiência um pouco mais solitária para o pai, ele desenvolva sintomas psicológicos.

No entanto, um estudo das universidades Memorial e Queens, no Canadá, constataram que, em algumas fases da gravidez, os homens tinham um aumento de 20% no níveis de prolactina, hormônio responsável pela produção do leite nas mulheres.

Da mesma forma, se constatou a diminuição dos níveis de testosterona e de cortisol, o que diminui o estresse e a agressividade nos homens.

Outros estudos relacionam os sintomas aos feromônios, substâncias químicas exaladas pelo corpo da mulher e que podem causar alterações hormonais no homem. Assim, quanto mais próximo da esposa maior a probabilidade do pai ter os sintomas de gravidez.

Embora esses estudos possam explicar tais sintomas, nem todos os estudiosos estão de acordo. Há os que acreditam que todos os sintomas sejam emocionais. O homem pode ter um desejo tão forte de acompanhar a gravidez de perto que imagina poder ser mais participativo acompanhando as esposas até mesmo nas horas mais difíceis. Outra razão emocional pode ser para chamar a atenção num momento em que toda a atenção e todos os cuidados estão voltados para a futura mamãe. Para não se sentir isolado ou jogado para escanteio, a mente masculina lhe traz sensações de gravidez.

Se os sintomas são reais ou apenas emocionais não importa. Se o papai tem ou não sintomas de gravidez também não. O importante é que o papai saiba que está grávido. Que precisa expressar seus sentimentos, seus medos, seus anseios. Que precisa compartilhar esse momento mágico junto a mamãe de seu filho. Sua mulher vai precisar da sua ajuda e de seu apoio, assim como você vai precisar dela.

Sim, estou grávido!


Fonte: Site E-FamilyNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário