domingo, 1 de maio de 2011

Preparando um Papai


A preparação para a paternidade deve começar muito antes de o menino saber o que significa isso. Grandes lições, como respeito às mulheres, são aprendidas no lar. 

Minha mãe sempre foi muito preocupada com isso. Como o único filho homem, às vezes, eu tinha menos regalias do que minhas irmãs (outras vezes mais, confesso). Porém, a grande preocupação era como eu as tratava. 

Mesmo nas tradicionais brigas entre irmãos, eu tinha que ter mais cuidado no que falava e fazia. Palavras que atentassem a moral ou que as ofendesse em sua posição de mulher jamais poderiam ser ditas. Agressões físicas? Nem pensar! 

Ela sempre dizia: “Se quiser saber como um homem será depois de casar, olhe como ele trata sua mãe e suas irmãs”. 

Ela estava certa! Sou tão grato por este aprendizado. Ela me ensinou a ser melhor como filho, irmão, esposo, pai. Devo tudo a ela. 

Pais e mães, vocês são responsáveis pelos homens e mulheres de nosso futuro. Eduque-os para que se respeitem e respeitem o sexo oposto. 

Nada de pensar que o homem deva ser criado “largado” e mostrando sua masculinidade abusando das filhas alheias. Se você ensina seu filho, dizendo que “segurem suas cabras, pois meu bode está solto”, terá muitos problemas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário