quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Primeiro Ultrassom

Impossível descrever os sentimento de ver e ouvir seu bebê pela primeira vez, mesmo ainda estando na barriga e sendo tão pequeno.

No primeiro ultrassom (5 semanas) não conseguíamos reconhecer nada nas imagens, só víamos um pequeno grãozinho. A médica disse que realmente não se via nada porque estava muito no início da gestação. Ainda assim, me parecia a coisa mais linda do mundo. E ouvir o coração foi incrível.

Na segunda ultrassom (12 semanas) já reconhecemos braços, pernas, rosto, barriga. E como ela se movia!

Abaixo está a gravação desse 2º ultrassom.



Entretanto, além de emocionar os novos papais, os exames de ultrassonografia tem grande importância.

O ultrassom obstétrico serve para verificar a vitalidade embionária, determinar o tempo de gestação com maior precisão, fazer a media  da translucência nucal fetal para avaliar o risco do bebê Ter a Síndrome de Down, avaliar o desenvolvimento do bebê, verificar sinais de maturidade do feto, localização da placenta e quantidade de líquido aminiótico.

O ultrassom morfológico tem a finalidade de observar detalhadamente todo o corpo do feto e todos os seus órgãos, procurando assim encontrar alterações congênitas. A época ideal para o exame seria entre 20 a 26 semanas de gestação.

Assim sendo, é muito importante que a gravidez seja acompanhada pelas consultas de pré-natal e pelos exames necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário